O presidente Lula assinou o decreto que modificará a maneira de escrever o português a partir do ano que vem. O trema vai acabar em algumas palavras e o hífen vai sumir em outros casos.
O presidente Lula assinou o decreto que modificará a maneira de escrever o português a partir do ano que vem no Brasil, em Portugal, em Cabo Verde e em São Tomé e Príncipe. A cerimônia de assinatura do decreto foi na Academia Brasileira de Letras (ABL). Nas salas de aula, os estudantes ainda estão aprendendo o bê-a-bá das mudanças. "A gente já está acostumada a escrever com trema, com acento nos lugares certos. Aí, você vai ficar confusa: isso mudou, isso não mudou?", questiona uma aluna. O trema vai acabar em palavras como 'tranqüilo' ou 'freqüência'. Será usado apenas em sobrenomes estrangeiros. Algumas palavras vão perder o acento, como 'idéia' e 'jibóia'. E ainda: 'vôo' e 'enjôo'. Já o hífen, o tracinho que separa palavras compostas, vai sumir em alguns casos, como por exemplo: 'auto-estrada' e 'contra-indicação'. O alfabeto vai incorporar três novas letras: 'k', 'w' e 'y', que eram consideradas estrangeiras antes. As editoras querem evitar que as revisões aumentem o preço dos livros e estão investindo em treinamento para se adaptar ao acordo. "Treinar não só nossa equipe interna, como os nossos tradutores, revisores, todo mundo tem que reaprender", afirmou Sônia Machado Jardim, do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. A reforma é pequena, atinge apenas 0,5% das palavras no Brasil e 1,5% em Portugal. Só há mudanças na língua escrita, porque do outro lado do Atlântico eles vão continuar falando o português de Portugal e nós ficaremos com o que o mundo já conhece como o português brasileiro.
"Não se enriquece uma língua por iniciativa de governo, por decisão administrativa qualquer. O que faz que a língua se enriqueça, se modifique, cresça, enfim, é o uso que se faz delas", concluiu o professor de Língua Portuguesa José Carlos de Azeredo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
LINK DA MATÉRIAhttp://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL778574-10406,00.html